(41) 3376-4002 | (41) 3078-7729 |   (41) 99955-5022  

cupim.jpg

Cupins

Os cupins geralmente são lembrados pelos danos que causam ao patrimônio do homem, existem cerca de 3.000 (três mil) espécies no mundo. Também conhecidos por siriri ou aleluia, o cupim é mais conhecido por sua importância econômica como pragas de madeiras.

Individualmente são muito frágeis, portanto vivem em colônias, em cada colônia vivem milhares deles e as funções são dividas em três partes: Cupim Alado, Cupim Operário e Cupim Soldado. Em cada colônia existe apenas um casal reprodutor, o Rei e a Rainha.

A rainha é facilmente reconhecida pelo tamanho do seu abdome. Ela é capaz de colocar até 7.000 (sete mil) ovos por dia.

As duas espécies de cupim mais encontrado é o cupim subterrâneo e o cupim de madeira seca.

cupim subterrâneo apesar de indicar que vivem em ninhos construídos no solo também é capaz de habitar vãos estruturais das edificações. Conhecidos por nós pelo hábito de se alimentarem preferencialmente de celulose, atacando por esta razão papéis, livros, estruturas de madeira, ou qualquer outro material derivado deste composto (polímero).

Já o cupim de madeira seca vive em madeiras com baixo teor de umidade. A própria madeira em que vivem proporciona a umidade que precisam para sobreviver. Podem se alojar em estratos de madeira, molduras de quadros, armários embutidos, batente de portas e janelas, rodapés, entre outros. Por esse motivo são transportados de um móvel para o outro com frequência.

 

Ainda tem dúvidas? Ligue para nós agora: (41) 3376-4002 | 3078-7729